O segredo para ser um vencedor se resume em nunca perder a visão da promessa de Deus. Isso implica em perseverar até a conquista final, mesmo diante das provações, das tribulações e das demais evidências naturais.
Enquanto a pessoa mantém acesa a chama da promessa, e fixa nela o seu principal objetivo de vida, o diabo jamais encontrará espaço para semear dúvidas, visando enfraquecer a sua fe.
Quando os israelitas estavam prestes a conquistar a terra de Canaã, prometida aos filhos de Israel, Deus mandou que Moisés enviasse 12 homens, entre os príncipes de cada tribo, para avaliar a terra e depois trouxessem um relatório.
Após quarenta dias, os 12 príncipes retornaram a Moisés e relataram que a terra era frutífera, confirmando o que Deus prometera (terra que mana leite e mel). Contudo, dez entre eles, apavoraram o povo, infamando a terra, afirmando que os habitantes eram muito poderosos e que não poderiam lutar contra eles.
"Entao Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: eia! subamos, e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela." Números 13:30
"Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto como pão os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR e conosco; não o temais. Números 14:9
Infelizmente, a palavra de dúvida semeada através dos 10 espias que se acovardaram, já havia contaminado o coração do povo, que intentou apedrejar a Calebe e Josué, o que provocou uma revolta por parte de Deus:
"nenhum dos homens, que tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, e todavia, me puseram a prova já dez vezes e não obedeceram a minha voz, nenhum deles verá a terra que com juramento prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá. Porém, o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá. Números 14:22-24
Muito embora os israelitas estivessem às portas da terra prometida, foram mandados de volta ao deserto, onde todas as pessoas com mais de 20 anos haveriam de morrer e seus filhos vagariam por 40 anos, até que os seus cadáveres fossem consumados. As únicas exceções foram feitas a Calebe e Josué, porque neles houve um outro espírito, pois, enquanto os seus dez companheiros viram gigantes e problemas intransponíveis, eles viram a Deus!
Quando estamos em comunhão com Deus, possuímos um espírito diferente e não vemos gigantes na nossa frente, mas apenas Deus!
Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.
É verdade Bispo a perseverança é a certeza de que tudo dará certo... Como está escrito: “...a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que se não vêem.”
ResponderExcluirA fé é o fundamento, a base, a substância, o elemento essencial do cristão. Ela produz em nós certeza, convicção, conhecimento de quem Deus.
É pela fé que compreendemos a Palavra de Deus e conhecemos a mente de Deus, bem como Sua natureza abençoadora.
Abs bispo.