22 de abril de 2014

O LADRÂO QUE TINHA O NOME DE PURO







"E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico." (Lucas 19:1-2)

Na cidade de Jericó, havia um homem chamado Zaqueu. Ele era muito rico e era o chefe dos coletores de impostos (que eram chamados de publicanos).

Os publicanos eram detestados pelos fariseus. Imagine, um judeu, a serviço de Roma, (que dominava o seu povo), enriquecendo ilíicitamente, extorquindo a sua gente, cobrando mais impostos do que deveria?

Curiosamente, o nome Zaqueu, de origem hebraica, significa inocente, puro. Como todo judeu, Zaqueu foi instruído na lei de Moisés e dos profetas, foi circuncidado, apresentado no templo e também participou das festas e rituais que o judaísmo cultiva, até hoje. No entanto, isso não foi o suficiente para impedi-lo de explorar os seus irmãos judeus.

Por outro lado, nós, seres humanos, temos por hábito julgar as pessoas a partir de algumas atitudes, contudo, muitas vezes, com a convivência, a gente vai tendo uma idéia mais realista do verdadeiro caráter dessas pessoas.

Foi assim com o publicano Zaqueu.  Ele era coletor de impostos, mas, a sua real profissão era ladrão! Entretanto, apesar de Zaqueu possuir um traço de caráter reprovável, o seu coração não era mau, tanto que ele quis conhecer o Senhor Jesus.

“E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali." (Lucas 19:3-4)

Quantas pessoas você conhece, que freqüentam uma igreja, participam de campanhas, da Santa Ceia, contudo, ainda cultivam mágoa, revolta, e até mesmo discriminam aqueles que não vivem a fé, que eles mesmos dizem viver.
Quando Jesus chegou aquele lugar, chamou Zaqueu pelo seu nome, e lhe disse que queria conhecer toda a sua família. Imagine a emoção daquele pobre pecador arrependido!

 "E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador." (Lucas 19:7)

Quer dizer; todas aquelas pessoas que estavam seguindo ao Senhor Jesus, naquele momento, eram, simplesmente, hipócritas! Elas nao estavam preocupadas em alcançar as almas que se encontravam perdidas, (como a de Zaqueu), mas apenas procuravam obter vantagens ou privilégios pessoais, e ficaram enciumadas, porque, certamente, desejavam ter Jesus a sua mesa, no lugar de Zaqueu, talvez para contar vantagens diante dos seus amigos.

Enquanto isso, Zaqueu demonstrava arrependimento daquela vida fútil e vazia que vinha levando e resolveu se consertar.

" E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado." (Lucas 19:8)

O encontro de Zaqueu com o Senhor Jesus resultou numa mudança total de mentalidade, de pensamentos, que o levou a uma novidade de vida. Isso e o que se chama CONVERSÃO!

Por isso mesmo, Jesus disse que houve salvação naquela casa!

Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário