21 de fevereiro de 2013

RESISTINDO? MAS NÃO REJEITE!

 
 
"Dispõe-te, vai a grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim." (Jonas 1:2)
Jonas era um Profeta de Deus; vivia muito bem na sua terra, até o dia em que Deus o manda sair da zona de conforto para clamar contra a cidade de Nínive, onde existiam cerca de 120 mil pessoas extremamente idólatras, como foram as de Sodoma e Gomorra.
Esta cidade tinha uma intensa atividade cultural e era famosa pelo grande número de bibliotecas. Era a capital da Assíria e foi fundada pelo povo babilônico, que era um povo guerreiro, detestado pela maneira extremamente cruel com que tratava os seus prisioneiros de guerra.
Jonas, resistindo à vontade de Deus, tentou fugir da Sua presença e embarcou em um navio que ia para Társis, sul da Espanha que, na época, era considerado o "fim do mundo".
Observe caro (a) leitor (a), que o livro de Jonas faz menção a duas cidades: Nínive, que representa a vontade de Deus e Társis, que representa a vontade da carne.
Deus, então, lançou sobre o mar uma grande tempestade,  o navio estava a ponto de ir a pique. Os marinheiros, apavorados, oravam cada um ao seu deus. Eles eram religiosos, contudo, não conheciam o Verdadeiro Deus. Ao descobrirem a causa de toda aquela tormenta, e após esgotarem outras alternativas, a pedido do próprio profeta desobediente, lançaram Jonas ao mar, e a tempestade se acalmou.
Mas o Senhor enviou um grande peixe que tragou Jonas e ele permaneceu, no ventre do peixe, por três dias e três noites. A experiência vivida por Jonas, no interior do peixe, lhe proporcionou uma oportunidade para se libertar da indiferença ao clamor da alma humana.
Uma coisa é resistir ao chamado de Deus, outra coisa é rejeitar!
Deus fez o peixe devolver Jonas à praia e lhe determinou:
"Dispõe-te e vai à grande cidade de Nínive, e proclama contra ela a mensagem que eu te digo." (Jonas 3:2)
Observe que, na primeira chamada, Deus mandou CLAMAR, ou seja, proferir em alta voz, gritar! Agora, no entanto, Ele manda PROCLAMAR, que significa pronunciar-se publicamente, em alta voz e com tom solene,  como se fora um Decreto ou uma Lei.
A mensagem de Jonas não foi rica, nem em seu vocabulário, muito menos em seu conteúdo, contudo, O SEU TESTEMUNHO DE VIDA, através da experiência no ventre do peixe e o livramento que Deus lhe deu, foi o suficiente para que toda a população se arrependesse de todos os seus pecados e se convertesse ao Deus que salvou o Seu Profeta  das ondas revoltas do mar.
O Profeta, no entanto, ao invés de ser grato a Deus pela Sua misericórdia, fica revoltado quando o povo de Nínive se converte, e pede para morrer. Afasta-se de Nínive e fica  observando a cidade à sombra de uma planta.
No dia seguinte, Deus envia um verme que devora, rapidamente, a planta e Jonas, novamente, fica extremamente aborrecido. Mais uma vez, desgostoso, pede para morrer e Deus o repreende:
"...Tens compaixão da planta que não te custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite  pereceu; e  não  hei  de eu ter compaixão da cidade de Nínive,      em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir  entre  a  mão  direita  e  a mão esquerda, e também muitos animais?" (Jonas 4:10-11)
Jonas, no seu nacionalismo radical, certamente acreditava que a salvação era privilégio reservado somente aos judeus.
Deus quer nos usar para levar a mensagem de salvação a todas as pessoas, independentemente da sua raça ou do seu caráter.
Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário