1 de julho de 2012

PROVADO E APROVADO

      
As pessoas valorizam muito a relação de amizade que mantém com autoridades e personalidades que se destacam no meio em que vivem. A sociedade moderna, de um modo geral, considera isso como um símbolo de status. 
      
Agora imagine, quando alguém é considerado amigo de Deus, pelo próprio Deus! Mas como fazer para conseguir isso?    
O Senhor Jesus nos ensina, quando diz:          
"Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando." João 15:14. 
A Bíblia afirma que Abrão era "amigo de Deus":          
"Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abrãao, meu amigo." Isaías 41:8   
Quando Deus chamou Abrão, ele ainda habitava em Ur dos caldeus, que era um rico, populoso e bastante desenvolvido centro pagão da Mesopotamia.           
‘‘Ora, disse o Senhor a Abrão: sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nacão, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção:" Genesis 12:1-2    
A ordem era  muito clara:  Abrão deveria  deixar  a  sua  pátria  e  toda  a  sua parentela, contudo, movido por sentimentos familiares levou consigo o seu sobrinho Ló, cujo pai morrera, antes da família sair de Ur dos caldeus.    
Essa decisão, por parte de Abrão, lhe trouxe sérios problemas, uma vez que o seu sobrinho Ló enriqueceu tanto quanto ele. Eram tantos os seus bens, que não podiam mais habitar juntos.    
Muito embora a chamada de Deus tenha  sido  feita a Abrão ( Ló foi de "carona"), confiante  na  providência Divina,generosamente, convidou o seu sobrinho a ser o primeiro a escolher onde queria habitar com o seu povo.   
Mais tarde, Abrão, com 318 homens de sua confiança, teve que resgatar Ló, com os bens dele, as mulheres e o povo, porque haviam sido feito prisioneiros, pela nação que invadiu a cidade de Sodoma, onde Ló escolheu para habitar.    
Deus conhece muito bem a cada um de nós. Em verdade, muitas vezes Ele quer que provemos, para nós mesmos, até onde a nossa fé nos leva a renunciar, por amor ao Seu nome e em obediência à Sua Santa Palavra.   
Dentre os homens usados por Deus, no passado, Abrão foi, talvez, o que foi submetido a provas, sob as mais severas condicões.  
Ao completar Abrão 99 anos de idade, Deus mudou o seu nome para Abrãao, porque o constituiu pai de numerosas nações, e estabeleceu, com ele, a aliança da circuncisão, onde determinava que todo macho nascido entre os hebreus seria circuncidado.  
Quando Deus pediu o seu filho Isaque, em sacrifício, no Monte Moriá, Abrãao demonstrou o quanto havia aprendido a obedecer a Deus, pela fé, sem duvidar em qualquer momento, por isso mesmo foi chamado de "amigo de Deus", pelo próprio Deus.  
Muito mais importante do que ser usado por Deus, é ser, por Ele, aprovado!
Que Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário