15 de janeiro de 2012

CONFLITO DE GERAÇÕES


O Apóstolo Paulo, há mais de 2000 anos atrás, entre os sinais que antecederiam a segunda vinda do Senhor Jesus a este mundo, previu o conflito de gerações:

"Sabe, porém,  isto:  nos  últimos  dias , sobrevirão  tempos difíceis, pois os homens serão egoístas,  avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes." (2 Timóteo 3:1-2)
             
A profecia tem se cumprido, e o distanciamento entre as gerações se faz sentir de uma forma crescente, desde algumas décadas.
         
A sociedade atual tem  se  mostrado  egoísta  e contestadora em que, à despeito de muito se falar de amor, poucos são aqueles que aceitam críticas ou advertências, mas, ao contrário, cada qual se fecha no seu mundo próprio, ao invés de abrir o coração e procurar estabelecer um diálogo franco e honesto.

É inquestionável que os meios de comunicação, muito especialmente a televisão, que têm  a  sua  disposição  os  mais altos  recursos  tecnológicos, deveriam  ser  usados  como instrumento importante de formação na educação e na qualidade de vida da nossa juventude.

No entanto, todo esse potencial  tem sido utilizado visando tão somente o alto interesse comercial. Dessa forma, o nível das programações de televisão, de um modo geral, sobretudo das novelas, tem contribuído simplesmente para deturpar o padrão moral da família brasileira.

Mesmo com o advento da internet, com todas as suas facilidades, eu acredito que ainda não existe um meio de comunicação que consiga prender a atenção de tantas pessoas, durante tantas horas, desde os seus primeiros anos de vida até a velhice de um ser humano, como a tv. Mas o que ela tem mostrado, senão riquezas fáceis, adultérios, roubos, sexo, palavrão e violência?
   
Hoje em dia, são raríssimos os lares onde a família aproveita a hora das refeições para conversar descontraídamente, mas, ao contrário, na sua grande maioria, as pessoas preferem sentar-se defronte ao aparelho de tv, com o prato na mão, para não perder o capítulo de uma
novela ou um jogo de futebol.
         
Evidentemente que não é o nosso interesse induzir alguém a deixar de assistir a tv, mas alertar quanto a necessidade de priorizar tempo para a família, sobretudo no que diz respeito a educação dos filhos.
               
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas em não me deixarei dominar por nenhuma delas". (1 Coríntios 6:12).
         
O alto preço pago pelos pais, pela negligência na responsabilidade de educar e orientar os seus filhos, sobretudo na fase mais delicada das suas vidas, que é a transição da infância para a adolescência (à partir dos 11 anos de idade), se vê hoje no comportamento da maioria dos jovens e adolescentes, que não aceitam a repreensão dos pais, como uma forma de revolta.
         
A sociedade moderna esta praticamente falida, porque a sua base, que á a família, a cada dia se corrompe e se desintegra. Mas existe uma solução; Há um Pai que nunca negligencia em cuidar dos Seus filhos, e Ele fez a promessa: " ... e o que vem a mim, de modo algum o lançarei fora". (João 6:37).
     
Que Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.
         
Bispo João Batista

Um comentário:

  1. Bispo desde q eu fiquei sabendo do seu testemunho, eu ja sabia q eu poderia converter o meu pai e minha mãe através do sr.
    Acabei de mandar esse post por e-mail ao meu pai. Td q eu mando ele lÊ!
    esse é retrato de nossa família. Tenho ctz q Deus vai tocar nele.
    muito obrigada pelas suas palavras.

    ResponderExcluir