30 de agosto de 2015

EU SOU MAIS EU !



Certa ocasião, num consultório médico, eu li a seguinte frase: "Muitos homens querem ser médicos, muitos médicos querem ser  Deus, e só o Filho de Deus quis ser homem".

Na sociedade em que vivemos, a cada dia é maior o número de pessoas que  querem  levar vantagem em tudo, querem impor a sua autoridade sobre os seus semelhantes, a todo custo, sem levar em conta se isso vai prejudicar ou fazer alguém sofrer. A Palavra de Deus diz: "Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos  difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes,  blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes".  (2 Timóteo 3:1-2)
   
Quando o Senhor Jesus ensinou sobre as "Bem Aventuranças", no sermão do  monte,  que  define o caráter do verdadeiro  discípulo,  a  primeira  lição  foi, exatamente,  sobre  a  humildade  de  espírito, requesito  imprescindível  para  a nossa comunhão com Deus: "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus". (Mateus 5:3)

Humildade não é ser pobre, ter pouca instrução ou andar mal vestido. A  riqueza não  é pecado e pobreza não é virtude. Portanto, o texto  bíblico, em Mateus 5:3, trata de uma qualidade espiritual e não sobre uma condição econômica ou financeira. Para o Senhor Jesus, o humilde de espírito é aquele que reconhece que NADA  TEM,  NADA  PODE  e  NADA  É,  e  coloca  toda  a  sua  vida  na dependência de Deus.
    
O oposto de "pobre de espírito" seria, naturalmente, o "orgulhoso de espírito" ou auto-suficiente, aquele que acha que não precisa de Deus nem de ninguém. A Bíblia registra a história do rei Uzias -(2 Crônicas 26)- que, aos  16 anos de idade,  assumiu,  prematuramente,  o reino  de  Judá,  após  seu  pai  ter sido assassinado. Isso ocorreu no oitavo século antes de Cristo.
       
O rei Uzias começou muito bem o seu reinado, respeitando, humildemente, o Senhor e a Sua Palavra, de forma que Deus o abençoou de forma abundante. "Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, se  Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso  no altar do incenso". (2 Crônicas 26:16) Uzias tinha a unção de rei mas, desobedecendo  a   Palavra  de  Deus, quis exercer a função de sacerdote. O sacerdote Azarias e outros oitenta sacerdotes o repreenderam,  por ele ter  transgredido  a  ordem  de  Deus e ele na sua arrogância, se enraiveceu e, como conseqüência, ficou leproso, até o fim de seus dias. Foi  destruído pelo seu próprio orgulho.  A soberba é uma demonstração de que a pessoa se julga auto-suficiente, "dona do seu nariz" e não quer depender de Deus.
        
O teu sucesso não pode te afastar da comunhão daquele que te abençoou. Dentre os Seus anjos,  Deus escolheu um querubim chamado lucifer como líder e o transformou no Seu  "braço direito".  Ele era chamado "o sinete da perfeição", andava no brilho das pedras e era mais sábio que Daniel. O nome  lucifer significa "cheio de luz". Esse anjo, no entanto, encheu-se de orgulho e egoísmo, por causa da sua formosura e quis suplantar a Deus. Tu  eras  querubim da guarda, ungido, e te estabeleci; permanecias  no  monte  santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que  foste criado até que se achou iniqüidade em ti. Elevou-se o teu coração  por  causa  da  tua  formosura,  corrompeste  a  tua sabedoria  por  causa  do  teu  resplendor; lancei-te por terra,diante dos reis te pus, para que te contemplem . 
(Ezequiel 28:14, 15, 17) 

E  este é um dos maiores problemas na vida de muita gente, inclusive dentro da  própria  Igreja.  Há  cristãos  que  se  tornam  vítimas  do  seu  orgulho,  se transformam  em  pessoas  extremamente  ambiciosas  e  se  acham cada vez mais importantes, deixando a sua vida espiritual em segundo plano.
        
O  orgulho é um sentimento pernicioso e sutil,  que  vai penetrando, aos poucos,  no coração, enfraquecendo a motivação da pessoa com relação ao plano  de Deus, mudando o foco do seu querer e do seu agir.  Devemos seguir o bom exemplo deixado por João Batista, quando disse, olhando para o Senhor Jesus. "Convém que Ele cresça e eu diminua" (João 3:30)

 Esse  tipo   de  atitude fez com que  João Batista  fosse considerado tão grande aos olhos de Deus, que o próprio Senhor Jesus testemunhou  ao seu respeito:  " Entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João".  (João 7:28) Isso nada mais é do que o cumprimento da Sua promessa:  Quem quiser ser o maior seja como o menor (Lucas 22)

Na cruz do calvário, a haste vertical simboliza a nossa comunhão com Deus, mas a haste horizontal representa a comunhão com o nosso semelhante. A primeira só existe, quando a segunda é verdadeira! O Senhor Jesus ensinou:  "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para vossas almas".  (Mateus 11:29)

       
O orgulho está no fundo do coração, muito antes mesmo de se manifestar na vida da pessoa, como lepra. Precisamos extirpá-lo, antes que ele se manifeste, destruindo a nossa vida, como fez com Uzias.

Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário