16 de setembro de 2013

VOCÊ TEM VALOR!


"pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.  Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor." (Mateus 25:14-17)

Nesta parábola dos talentos, o homem é Deus, os servos somos nós (a humanidade) e os talentos são os recursos colocados à nossa disposição.  Você já deve ter ouvido alguém dizer assim: - Ah! Como eu gostaria de ter algum talento, para fazer isso ou aquilo.  Na verdade, todos nós recebemos de Deus algum talento (mas também responsabilidades), de acordo com a nossa capacidade individual. Deus não vai deixar nas mãos de um médico-cirurgião a responsabilidade na construção de um edifício, nem tampouco irá exigir que um mestre de obras realize algum procedimento cirúrgico. Há uma diferença na quantidade e na qualidade do serviço que podemos realizar para Deus.

Os dons são diferentes (nem todos somos como o Neymar), mas a fidelidade exigida (no caso do futebol, e o esforço físico, o empenho) é a mesma. Aqueles que são fiéis reconhecem que os talentos que Deus lhes concedeu não são para serem guardados, muito menos para satisfazerem os seus próprios projetos pessoais, mas para serem utilizados em benefício da Obra de Deus e de toda a coletividade. Nem sempre a nossa fidelidade é reconhecida perante os homens, mas, em nós, sempre produz frutos, porque Deus é fiel e justo. Nós só possuímos aquilo que nós usamos.

As oportunidades que nós não valorizamos e, muitas vezes, até mesmo desprezamos, outras pessoas aproveitam.O problema do servo infiel não foi ter pouca capacidade, pois o Senhor distribuiu os talentos segundo a capacidade de cada um. O que o impediu de obter êxito foi o medo, pelo fato de achar que não tinha capacidade alguma para negociar o talento recebido.

Os outros dois servos creram, não duvidaram e não ficaram esperando por nada nem por ninguém, mas apenas agiram a fé. E você? O que tem feito com o(s) talento(s) recebido(s)?  

O Apóstolo Paulo disse:

”Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” (2 Timóteo 4:7)

Levante a cabeça e use a sua fé, porque Deus lhe deu, também, algum talento e você tem condições de multiplica-lo.

Creia, você tem valor!

Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário