2 de junho de 2013

CONQUISTAR CABE Á VOCÊ


 
"Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo de Senhor, me enviou de Cades- Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.  Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o Senhor, meu Deus." (Josué 13:7-8)
Josué e Calebe faziam parte daquela comitiva de doze príncipes que Deus determinou a Moisés que fizessem um levantamento da situação da terra de Canaã, a qual iriam possuir.
Após quarenta dias, o grupo relatou que a terra era boa e que, verdadeiramente, era terra que mana leite e mel, conforme Deus havia prometido.
Contudo, dez dentre os espias se acovardaram diante das dificuldades que teriam que enfrentar e difamaram a terra, afirmando  que o povo era mais forte que eles e que não poderiam derrotá-lo.
Apenas Josué e Calebe se revoltaram contra essa atitude covarde e tentaram animar o povo que, desesperado pelas palavras de desânimo dos outros dez espias, tentaram apedrejá-los.
A Glória de Deus apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel e determinou:

"Não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefone, e Josué, filho de Num." (Números 14:30)

Daquela multidão de cerca de três milhões de pessoas que saíram do exílio egípcio pelo deserto, apenas Josué e Calebe, da geração inicial, entraram na Terra Prometida.

Considerando ainda, que em Calebe houve um outro espírito, e perseverou em seguir a Sua Palavra, Deus prometeu, a sua descendência, a posse da terra.

Calebe esperou pacientemente durante quarenta e cinco anos após a expedição dos doze espias, quando Josué foi distribuir a terra de  Canaã, para pleitear um direito, que ele tinha a mais absoluta certeza de que jamais lhe seria negado, pois permanecera fiel as promessas de Deus.

Há muita gente,  ainda hoje, que busca comodidade e prefere seguir a maioria, porque não possui uma fé definida. Essas pessoas parecem não acreditar nas promessas de Deus quando se encontram diante de circunstâncias  aparentemente desfavoráveis.

 Ninguém espere receber de Deus a vida abundante, por Ele prometida, se não estiver disposto a obedecê-lo integralmente. Calebe conquistou porque ousou confiar plenamente na promessa de Deus. Havia nele uma certeza que o mesmo Deus que foi forte e poderoso para livrar o povo de Israel do exílio Egípcio, era também forte e poderoso para derrotar os moradores daquela terra, mesmo sendo eles mais fortes e mais poderosos que o povo de Israel.

Deus é fiel, mas exige, de cada um de nós, a manifestação da fé.

Não fique esperando que alguém vá fazer alguma coisa para você conquistar. A responsabilidade e o privilégio da conquista são individuais, e cabe a cada um de nós agir a fé.

Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.

Um comentário:

  1. Muitas pessoas só querem conquistar, mas não querem pagar o preço, não querem sacrificar. Quando estão lutando e passam por uma dificuldade, acham que a saída mais fácil é desistir, desanimar, como fez os 10 príncipes que estavam com Josué e Calebe para tomar posse da Terra Prometida. Se queremos conquistar alguma coisa, temos que obedecer a voz de Deus, ainda que nos exige um sacrifício, uma renuncia da nossa vontade. A fé é individual, e ela tem que está definida no que queremos, mesmo que a maioria não esteja na mesma fé que a nossa.

    ResponderExcluir