4 de abril de 2013

"GUERRA FRIA"



Durante o período que envolve as décadas de 1970 e 1980 ocorreu um embate entre dois ideais de felicidade: o capitalista e o socialista.
O padrão capitalista, defendido pelos Estados Unidos, garantia a liberdade  a cada cidadão, na procura da felicidade individual. O ideal socialista, preconizado pela União Soviética, contrariamente, defendia a tese da igualdade de direitos, onde todas as atividades eram estatizadas e, caberia ao Estado, distribuir as riquezas de forma a garantir, a todos os seus cidadãos, uma vida decente.
Após a segunda guerra mundial a Europa ficou dividida entre essas duas potências, que passaram a disputar territórios, na tentativa de implantar as suas idéias e afugentar o concorrente.  
Estabeleceu-se um conflito indireto, que foi chamado de "Guerra Fria", uma vez que essas duas grandes potências não se enfrentaram diretamente em um combate. O que houve, de fato, foi uma disputa armamentista e tecnológica entre os EUA e a URSS, principalmente na tecnologia das ogivas nucleares.    
A eventual possibilidade de uma guerra nuclear criou um clima de muita apreensão, em todo o mundo, pois havia o receio de que, num determinado momento a vida humana simplesmente deixasse de existir. E para que isso viesse a ocorrer, bastava que uma das partes apertasse o tal "botão vermelho", detonando os mísseis que os dois blocos apontavam um para outro, ou que uma bomba atômica fosse lançada.
Seria o fim! A repetição de Hiroshima, no Japão.   
Todos nós, aqui no Brasil, também experimentamos uma grande sensação de medo e insegurança, com a eventual perspectiva de uma terceira guerra mundial que, felizmente, não aconteceu.

 
A linda e poética letra da música "Herança", do grupo Roupa Nova, traduz bem a inquietude da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário