22 de março de 2012

VOCÊ É GAFANHOTO OU FORMIGA?

"Resolvi no meu coração dar-me ao vinho, regendo-me, contudo, pela sabedoria, e entregar-me a loucura, atÉ ver o que melhor seria que fizessem os filhos dos homens debaixo do céu, durante os poucos dias da sua vida." Eclesiastes 2:3
      
No mundo moderno, alcançar a satisfação dos desejos pessoais como os prazeres da carne,  a fama e a riqueza, por exemplo,  representam, para a grande  maioria das pessoas, a conquista da felicidade, muito embora fatos recentes tenham demonstrado o contrário, como o caso da atriz e cantora Whitney Houston (48 anos) e da cantora Amy Winehouse (27 anos) que morreram ainda jovens, e eram bonitas, ricas e famosas, contudo, ambas tinham um histórico de vício de álcool e de outras drogas.

A vida é um enigma, a respeito do qual Salomão tenta encontrar o segredo, buscando experimentar as mais diversas formas de prazer, que satisfazem a carne.

O Pregador, entretanto, chega a conclusão de que o real significado da vida não se encontra nos recursos intelectuais ou  financeiros nem nos prazeres sensuais, mas, apenas através da fé, pois a vida é breve e, sem Deus, torna-se inútil.
     
"De tudo que se tem ouvido, a suma é: teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque isto e o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, ate as que estao escondidas, quer sejam boas quer sejam mas." Eclesiastes 12:13-14
       
A alegria que vem de Deus não é fruto de nenhum estímulo externo, (EMOÇÃO), mas  do Espírito Santo (RAZÃO).
      
Deus capacita o ser humano a ter alegria e prazer na vida e a desfrutar ao máximo a vida que Ele oferece, quando a pessoa reconhece que a própria vida é um dom de Deus.
       
A "alegria" que os fatores externos podem trazer é transitória. E como a fumaça, que logo se dissipa. A alegria que vem de Deus, entretanto, é eterna.

Não podemos agir como o gafanhoto, que vive apenas o momento presente, mas temos que ser sábios e agirmos como a formiga, que trabalha duro para o porvir.

Que Deus abençoe em nome do Senhor Jesus.


5 comentários:

  1. Poxa arrebentou *-*
    Mta vdd,a vida é passageira e mtos só tem se preocupado com essa vida esquecendo-se que a proxima vida é eterna..

    gostei...
    Abraço
    Bianca Lyz

    ResponderExcluir
  2. É verdade Bispo, temos que ser iguais a formiga.
    Tudo que fizermos hoje, vamos ver o resultado amanhã... Então temos que procurar praticar boas obras hoje, plantar bons frutos, para que amanhã podermos colher esses frutos.

    Na fé sempre, obr Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Bispo João
    Muito bacana,de fato não podemos viver de momentos,que infelizmente é oque acontece,as pessoas vivem de momentos,agem por impulso,pela emoção e é por isso que no final tudo acaba dando errado,diferente daqueles que vivem pela fé,e que são perseverantes,que se temos um objetivo não adianta ficarmos só esperando as coisas acontecerem pelo fato de servirmos a Deus,mais temos que ir pra cima,termos atitudes,sermos batalhadores,pois é tão bom conquistarmos nossos objetivos por esforço próprio e confiando em Deus tudo dá certo!

    ResponderExcluir
  4. Ta ligado Bp!
    Essa a fé a passar, devemos agir pela razão e não pela emoção. Devemos viver do porvir, não apenas do presente.
    Deus abençoe!
    Abrç

    ResponderExcluir
  5. Ta ligado Bp!
    Essa a fé a passar, devemos agir pela razão e não pela emoção. Devemos viver do porvir, não apenas do presente.
    Deus abençoe!
    Abrç

    ResponderExcluir