21 de março de 2012

VÁ E FAÇA O MESMO !


Certa ocasião, um especialista da Lei Mosaica, perguntou ao Senhor Jesus como fazer para herdar a vida eterna, pressupondo ele, que a salvação poderia ser alcançada através de algum mérito. "Então, Jesus lhe perguntou: que está escrito na Lei? Como interpretas?

A isto ele respondeu:
_ Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento;   Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Então, Jesus  lhe disse: respondestes corretamente; faze isto e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?"  Lucas 10:25-29

Jesus, então, contou-lhe a parábola a respeito de um homem judeu, que descia de Jerusalém para Jericó e foi assaltado, agredido, ficando desmaiado na estrada. Essa estrada é rochosa e erguida numa ribanceira íngreme, cheia de curvas, que atravessa montes, onde o calor é quase insuportável.

Um Sacerdote, casualmente, descia por aquele mesmo caminho, e vendo o homem estirado no chão, continuou descendo a montanha, sem dar a menor importância ao seu sofrimento, embora se tratasse de um judeu, como ele.

Em seguida, um Levita, que era um auxiliar do Sacerdote na liturgia do Templo, descia pelo mesmo local, mas ao ver o homem caído, agiu com a mesma indiferença do seu superior.

Certo Samaritano, povo descendente do antigo reino do norte de Israel,  que os judeus sentiam repugnância em manter relações sociais ou religiosas, e que estava viajando, chegou perto daquele homem semi-morto, cuidou das suas feridas e levou-o para uma hospedaria, assumindo todas as despesas.

Jesus perguntou ao intérprete da Lei:
"Qual desses três te parece ter sido  o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? 

Respondeu-lhe o intérprete da Lei: o que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: vai e procede tu de igual modo." Lucas 10:36-37

Observe que o doutor da Lei, que afirmava amar o seu próximo como a si mesmo, ainda destilava tanto ódio que não conseguiu siquer pronunciar a palavra "Samaritano", preferindo dizer "o que usou de misericórdia".

O sol brilha sobre todas as pessoas, sem qualquer distinção, pois a sua natureza e brilhar.
Quem tem a natureza transformada pelo Espírito Santo reflete, naturalmente, a Sua imagem  e exala sempre o bom perfume de Cristo, onde quer que esteja, porque é essa a sua missão: Amar ao próximo e amar á Deus.

Agora, olhe ao seu redor e você certamente encontrará muita gente perdida neste mundo, abandonada, dominada pelas drogas e pela prostituição...

De nada adianta a pessoa conhecer a Palavra de Deus e louvar o Seu Santo nome, se o coração estiver frio, endurecido como o do Sacerdote e o do Levita.

A função do cristão não é julgar as pessoas, muito menos ignorar o sofrimento alheio, mas ajudá-las a sair da condição de escravidão em que se encontram.

VÁ E FAÇA COMO O SAMARITANO!

Que Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.


2 comentários:

  1. É verdade Bispo... Temos que amar o nosso próximo como amamos a nós mesmo, independente de quem seja, de qual raça, de qual religião. Muitas pessoas olham para a 'aparência' da pessoa, e esquece que dentro daquele corpo existe uma alma, e que essa alma pode ir tanto pro céu ou pro inferno.
    É nós, como instrumentos de Deus, podemos ajudar essas pessoas a encontrar o Reino de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito bacana bispo e é isso que Deus quer de nós que sejamos como Ele,quando vemos as pessoas sofrendo e elas não sabem como agir nas condições que vivem,pois elas não conhecem á Deus não tem o espírito Dele para guiá-las,mas cabe á nós ajudarmos essas pessoas,sentirmos a dor delas,levarmos elas á conhecerem aquele que tem o poder de tranformar a vida delas,e acabar com toda dor..pois o Senhor um dia teve a misericórdia de nós,escolheu cada um de nós á dedo,e nós o aceitamos,fomos transformados,então não é justo que a gente não faça o mesmo pelas pessoas que necessitam de uma direção.

    ResponderExcluir