O Sermão do Monte não apresenta o caminho da salvação, mas sim, o caminho da vida justa, para aqueles que fazem parte da família de Deus.
Os israelitas esperavam um reino de encantos humanos e de conquistas materiais e o reino que o Senhor Jesus apresentava tratava de uma revelação detalhada da justiça Divina, cujos princípios são aplicados ainda hoje, para os filhos de Deus.
Na verdade, todas as bem-aventuranças são contrárias às idéias formadas pelas pessoas.
Vamos analisar como exemplo, as duas primeiras:
"Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
“Bem aventurados os que choram, porque serão consolados". (Mateus 5:3-4).
No conceito da sociedade em que vivemos, as pessoas felizes são aquelas que são ricas, famosas e que possuem carros de luxo, etc. Mas o Senhor Jesus, corrigindo esta distorção, ensina que felizes são os humildes de espírito porque são submissos à vontade de Deus'.
As pessoas acreditam, também, que quem é feliz não tem qualquer motivo para chorar, mas os que têm consciência da sua pobreza de espírito, até o ponto de chorá-la, o Senhor Jesus disse que são felizes.
"Bem Aventurados" quer dizer "felizes" ou "alegres", indicando o transcendente alvo do reino dos céus; o de chamar todas as pessoas para uma vida verdadeiramente feliz. Não aquela vida de alegria superficial, mas de gozo profundo e que perdura.
Através das "Bem Aventuranças", o Senhor Jesus ensina que a felicidade não depende daquilo que possuímos ou daquilo que fazemos, mas do que somos.
Essa felicidade não vem de fora (ela não é importada), mas nasce na alma (no interior) de todos os que são verdadeiramente (filhos) nascidos, como o Senhor Jesus nasceu: fruto do Espírito Santo.
Que Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.
Bispo João Batista
Verdade, Bispo!
ResponderExcluirMuitos ate confundem humildade, com pobreza,e nao tem nada a ver,
A verdadeira humidade e a de espirito.
E o que somos para Deus.
Deus abencoe o sr. e sua familia.
Um forte abraco
Dani
Visitei seu blog, e dou-lhe os parabéns. Gostava que fizesse parte dos meus amigos na Verdade Que Liberta, se seguir meu blog siga de forma a que eu possa seguir também o seu blog. Desejo para si e para seus familiares um Ano-Novo cheio de saúde e união na graça de Jesus. Um abraço.
ResponderExcluirFico feliz Antonio,em tê-lo entre os meus amigos. Que Deus te abençoe e te guarde, bem como a todos os teus familiares, em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Fique com Deus.
ResponderExcluir