25 de abril de 2012

JÁ PASSOU PELO PRUMO HOJE?

         
"Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo." Amós 3:3
      
O povo de Israel foi sobejamente privilegiado por Deus que o libertou da condição de escravidão em que vivia no Egito, de onde saiu rico, e lhe fez entrar na terra prometida, de Canaã. Na época do rei Jeroboão II, a nação experimentava a sua melhor fase de prosperidade, desde os tempos do rei Davi. Entretanto, essa fase de grande desenvolvimento e progresso era acompanhada de corrupção, de injustiças e de contrastes sociais.

O povo, porém,  interpretava a prosperidade como sinal de aprovação de Deus, e foi deixando de viver segundo a Sua vontade, muito embora, ainda  praticasse o formalismo religioso que servia apenas iludir a consciência, já cauterizada, da  classe social dominante.
       
O Profeta Amós se revolta contra situação vigente  denunciando, principalmente, o uso da religião, com a finalidade de encobrir os erros e as injustiças que eram praticadas.
        
"Mostrou-me também isto: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na mao. O Senhor me disse: que vês tu, Amós? Respondi: um prumo. Então me disse o Senhor: eis que Eu porei o prumo no meio do meu povo de Israel; e jamais passareis por ele. Amós 7:7-8
          
O prumo é uma ferramenta utilizada pelo pedreiro para verificar se  a parede está alinhada ou onde ela precisa ser corrigida.
          
A Bíblia e o  prumo de Deus, e revela o nosso desalinhamento do projeto original por Ele mesmo definido para a nossa vida.
          
A situação espiritual do povo, hoje em dia, se assemelha, bastante, a da época de Amós.
           
Quantas vezes saímos a medir a parede dos outros, apontando erros e defeitos, esquecendo das nossas próprias transgressões ou tentado  encobri-las através de uma prática religiosa (freqüentando regularmente uma igreja, devolvendo o dízimo, ofertando, etc).
           
A função do prumo de Deus, ao revelar as nossas transgressões, visa tão somente nos levar a um arrependimento sincero, para alcançar o perdão e, consequentemente, salvação da nossa alma.

Que Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário