15 de dezembro de 2011

VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR


No livro do Apocalipse, a revelação de Deus ao nosso Senhor Jesus, comunicada a igreja de Eféso, através do Apostolo João, e de repreensão e de exortação, a voltar ao primeiro amor.
O livro foi escrito numa época em que os cristãos estavam sendo ameaçados por Roma, para renunciarem a FÉ e aceitarem o culto ao imperador.
Eféso era a maior cidade da Ásia e o centro da administração romana daquela província.
Foi à residência do Apostolo João, antes e após o seu exílio, na ilha de Pátamos. Foi exatamente nessa cidade que o Apóstolo Paulo fundou a igreja, que se tornou o centro de evangelização para toda a província.
 As obras de Eféso eram o TRABALHO, (nos esforços para vencer todos os falsos mestres com as suas apostasias, que distorciam a Palavra de Deus), e a PACIÊNCIA (na perseverança frente à oposição, tanto dos falsos mestres, quanto de outras fontes). Essa preocupação foi externada pelo Apóstolo Paulo a Timóteo. (1 Timóteo 1:3-7).
 O erro básico dos efésios foi a perversão daquela que se constituía na sua principal virtude; SE OPOR AOS FALSOS IRMÃOS. Essa oposição os conduzia a repreensão e estabelecia uma dissensão dentro da igreja, o que fez com que eles viessem a ABANDONAR O PRIMEIRO AMOR.  Eles foram vencidos pelo TEMPO.
 Observe que a igreja de Eféso tinha obras, labor, perseverança, não suportava os homens maus, colocou a prova os falsos apóstolos, suportou provas, por amor ao nome do Senhor Jesus, e não se deixou esmorecer, e ainda odiou as obras dos nicolaítas. Entretanto, A IGREJA ABANDONOU O PRIMEIRO AMOR.
            Os nicolaítas faziam parte de uma facção da igreja de Eféso, que acreditavam no Senhor Jesus, mas também admitiam os pecados da carne, pois alegavam que a carne iria desaparecer. Isso contraria a Palavra de Deus: "Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito das coisas do Espírito.” (Romanos 8:5).
            A verdade é que o tempo tem sido o nosso grande vilão, e se constituído em um grande inimigo,  ainda nos dias atuais.
            Quantos são os casais que, a exemplo da igreja de Eféso, também tem abandonado o seu primeiro amor? Aquele amor, aquela atenção e carinho dedicados durante o período de lua de mel, e que deveriam naturalmente aumentar, infelizmente, com o TEMPO foram se esfriando. Talvez os compromissos profissionais, a necessidade de reforçar o orçamento doméstico, os problemas do dia a dia, acabam esfriando as pessoas, entre si, e, principalmente de Deus. ISSO É O PRINCIPIO DO FIM!
              Não há justificativa para a falta de tempo. TEMPO É UMA QUESTÃO DE OPÇÃO!
             Como fazer, então, para resolver o problema? Qual e a solução?
             A única solução e o ARREPENDIMENTO é a volta ao PRIMEIRO AMOR.
 A grande maioria das pessoas (muitas até mesmo dentro das igrejas) está mais preocupada com o sucesso pessoal, e a voz de Deus, muitas vezes, não tem encontrado o seu coração preparado, tal qual a boa terra e preparada para receber a semente e frutificar.
E você?
Se você fizer um exame sincero do seu interior, qual seria a sua avaliação pessoal?
Deus abençoe,

Bispo João Batista



2 comentários:

  1. Boa tarde Bispo João, tudo bem?
    Puxa foi muito forte mesmo a palavra de salvação levada através do Senhor na Sede de Diadema neste último domingo.
    Ficamos muito honrados com a presença do sr.....Que Deus nos abençoe muito e que possamos sim, ajudar mesmo o pastor João Gomes que tenho certeza iremos arrebentar nos votos.....Creio que nosso povo dará o recado nas urnas, tanto em Diadema como também ai em SBC com o sr...
    Um grande abraço e fique com Deus....
    Luiz Jeronimo, Adriana (Que trabalhou com o Sr na Bela Vista) e nosso filho Lucas (Chamado pelo Sr..de Arlindo Orlando, o sr lembra?)....Deus o abençoe muito mesmo.....Abraços.....

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Realmente muitos se encontrando afastados de Deus dentro da propria igreja. Muitos sao os casos em que a pessoa nao faz mais jejum como antes, nao ora como antes, nao evangeliza ... enfim, isso faz com que a pessoa perca a sua comunhao com Deus... Eu dou graças a Deus por ter sempre quem nos orientar, nos ajudar, nos exortar ... Que Deus abençoe =)

    ResponderExcluir