8 de novembro de 2013

SÓ É VELHO QUEM QUER!!!





       
Quando você se vê diante das duas imagens que ilustram este post , a do velhinho curvado se apoiando numa bengala e a outra, onde o idoso aparece com aquele chapeuzinho  italiano, a pergunta que não quer calar é a seguinte:  qual das duas imagens te representa ou ao teu ente querido que tem  idade acima de 60 anos ?  Eu confesso que estou incluído nesta faixa etária, mas, a imagem do velhinho de bengala, definitivamente, não me representa!
       
O renomado escritor Guimarães Rosa, que também era médico e  diplomata, dizia que "Todo dia a gente toma um golinho de velhice."
       
Eu, particularmente, prefiro a frase de Douglas MacArthur, que foi um dos maiores heróis do Corpo Expedicionário do Exército Americano, que dizia: "Ninguém pode envelhecer, simplesmente, por viver muitos anos, mas, sim, por abandonar os seus ideais."
      
Nós chegamos ao século XXI, experimentando vários avanços científicos e tecnológicos, que nos surpreendem a cada dia. Só é velho quem quer! 

Quando a gente revê vídeos e fotos de algumas décadas atrás, ficamos estarrecidos com os usos e costumes da época. A moda se renova a cada dia: as músicas, os carros, os penteados,  as roupas, etc…  E se nós não nos atualizarmos, vamos viver a margem da sociedade. Ninguém pode viver do passado, mas precisamos enfrentar os desafios do presente. Não se pode dirigir olhando apenas para o retrovisor, sob pena de acabar "batendo" o carro.

A nossa experiência de vida é um grande trunfo que possuímos, contudo, precisamos entender que vivemos num mundo altamente competitivo e muito desenvolvido tecnologicamente. Precisamos estar inseridos no seu contexto. A nossa mente e  o nosso corpo não podem se aposentar, mas devem estar sempre em atividade, se ocupando com algo que contribua para a sociedade em que vivemos, para que ninguém nos considere como um "peso morto".

Viver é uma arte, e não podemos ser radicais, introspectivos ou ficar presos a teorias e preconceitos, reagindo, negativamente, a qualquer novidade, porque isso, certamente, vai refletir no relacionamento, fazendo com que a pessoa se torne chata e desagradável, sendo isolada das demais.
   
Vamos envelhecer com qualidade, cultivando hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, atividade física e social , alimentando, principalmente, o lado espiritual, porque o corpo sem Espírito, não tem vida.
   
O fato da pessoa ter uma idade cronológica mais alta, não significa, absolutamente, que a sua mente esta envelhecida.
   
Eis algumas características de uma mente envelhecida:
        a)- Rejeita as novas tecnologias;
        b)- Cultiva mágoas e ressentimentos;
        c)- Argumenta constantemente: "Ah! No meu tempo."
        d)- Não aceita nem tenta compreender o comportamento dos jovens.
    
Ora, o meu tempo é agora! Eu tenho que viver o presente, com dignidade, exalando alegria, ao invés de ser considerado um fardo para a família, sendo desprezado ou até mesmo abandonado, como uma pessoa chata, ranzinza e desagradável, que ninguém quer ter ao seu lado.
     
"E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões".  (Joel 2:28)

    
Quando o Espirito Santo vem sobre o idoso, ele passa a ter novo vigor e  a viver intensamente, a cada momento. Ele volta a sonhar e surgem os planos de realizar os seus projetos que, por algum motivo, em algum momento, haviam sido deixados de lado.
   
 Isso é o que  nós podemos chamar de viver em ditosa velhice.
    

Deus abençoe, em nome do Senhor Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário